Home Economia Brasil Finanças Pessoais Aposentados e pensionistas começam a receber o 13º no fim de agosto

Aposentados e pensionistas começam a receber o 13º no fim de agosto

0

Primeira parcela será equivalente “a até 50% do valor do benefício correspondente ao mês”. Já a última cota será paga em novembro

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (28/7) decreto presidencial que antecipa o abono anual (13º salário) de 2017 para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O benefício será pago em duas parcelas. A primeira delas será depositada com a folha de pagamentos de agosto, entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro, de acordo com o número final do cartão do benefício.

Segundo o decreto, a primeira parcela será equivalente “a até 50% do valor do benefício correspondente ao mês de agosto”, junto com o montante a ser concedido no mês.

Já a segunda parcela — a diferença entre os valor total do abono e a quantia da antecipação — será paga com os benefícios correspondentes ao mês de novembro. Os segurados receberão a partir do dia 24 do mês a 7 de dezembro.

O desconto do Imposto de Renda será cobrado apenas na segunda parte do benefício. Aqueles que recebem auxílio-doença também receberão antecipação proporcional ao tempo do benefício, que é temporário.

A antecipação da primeira parcela do 13º começou em 2006, no governo de Dilma Rousseff (PT). Desde então, somente em 2015 o pagamento ocorreu mais tarde, em setembro, por causa da crise econômica à época.

 

Carregar outros posts relacionados

Check Also

Seis filmes que ensinam sobre finanças pessoais

Um casal afundado em dívidas que após perder toda a fortuna que ganhou em um prêmio de lot…