Home Economia Brasil Mercado Financeiro Cemig ganha tempo com decisão judicial e ações disparam na Bolsa

Cemig ganha tempo com decisão judicial e ações disparam na Bolsa

0

Decisão judicial suspendeu o leilão de quatro hidrelétricas que estava agendado para acontecer dia 27 de setembro

O mercado repercute a decisão judicial que suspendeu o leilão, que estava agendado para dia 27 de setembro, sobre as concessões de quatro hidrelétricas operadas pela estatal.

As hidrelétricas de Miranda, Jaguara, Volta Grande e São Simão somam 2,9 gigawatts em capacidade instalada e representam quase 50% do parque gerador da Cemig.

Com o leilão das concessões o governo pretende arrecadar 11 bilhões de reais. Entretanto, a Cemig afirma que os contratos dos empreendimentos lhe dariam a garantia de renovar automaticamente por mais 20 anos o período de exploração de ao menos três das hidrelétricas.

Na última semana, o diretor-presidente da companhia, Bernardo Alvarenga, chegou afirmar que o valor será pago ao governo, mesmo sem saber como.

“Temos que ver como vamos (pagar), precisamos urgentemente que o governo nos ajude com empréstimo bancário para honrar este compromisso, porque a Cemig não tem como fazer um levantamento da noite para o dia. Só agora que o governo aceitou essa questão…”, afirmou ele, em Minas Gerais, de acordo com áudio da entrevista repassado pela assessoria de imprensa da companhia à Agência Reuters.

Ontem, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que o governo está discutindo a situação da (Cemig) e que é importante que se construa uma saída que contemple tanto os pedidos de parlamentares mineiros, como a equipe econômica.

“A gente entende que é uma prioridade para Minas Gerais, mas também há necessidade de arrecadação e de equilíbrio do caixa do governo”, afirmou, no Palácio do Planalto.

Carregar outros posts relacionados

Check Also

Seis filmes que ensinam sobre finanças pessoais

Um casal afundado em dívidas que após perder toda a fortuna que ganhou em um prêmio de lot…