Home Economia Brasil Finanças Pessoais Confira três dicas para controlar as finanças pessoais Fonte: Economia – iG @ http://economia.ig.com.br/2017-09-08/financas-pessoais.html

Confira três dicas para controlar as finanças pessoais Fonte: Economia – iG @ http://economia.ig.com.br/2017-09-08/financas-pessoais.html

0

Pessoas indisciplinadas com as finanças correm o risco de passar por sérios problemas. Elas são mais propensas a perder o controle de suas receitas e se afundar nas dívidas. Uma conta de água que venceu e ficou esquecida, por exemplo, pode causar inúmeras situações desagradáveis, como ter sua água cortada ou acumular de contas a pagar sem o montante necessário para fazê-lo.

Leia também: Empreendedor usa conhecimentos em gastronomia para abrir quatro negócios

É importante tomar alguns cuidados para controlar as finanças , sempre organizando as despesas da melhor forma possível. Confira quais são as principais mudanças na rotina que podem ajudar na reorganização financeira:

1) Anote as contas

Quem passou por períodos de descuido precisa começar a anotar tudo. A falta de informação deixa o descontrole ainda maior, o que é perigoso para qualquer planejamento – ainda mais quando se trata de dinheiro. A pessoa pode até anotar em um papel, mas o ideal é que todos os dados de gastos estejam salvos em um ambiente seguro, como no computador, por exemplo.

Uma das formas de guardar essas informações em segurança é usar planilhas. A Bcredi, fintech do Conglomerado Financeiro Barigui, oferece uma planilha especial para custos gratuitamente. A ideia é que a pessoa personalize essa planilha de acordo com as despesas de cada mês – das recorrentes até as esporádicas – e no final consiga analisar os gastos como um todo.

Leia também: Mercado vegetariano faz empresários lucrarem alto no Brasil

2) Reveja seus hábitos

Outra boa atitude a ser tomada é rever seus hábitos. Identifique o que causou problemas e o que poderia ser feito diferente para que isso não volte a acontecer. Este entendimento é essencial para mudar o cenário em que se encontra.

As compras com cartão de crédito são um bom exemplo. Essa modalidade de crédito é bastante acessível no dia a dia, mas pode render dívidas muito grandes com juros altos – e que podem gerar o descontrole financeiro. Alterar esse hábito de compra pode ser um bom direcionamento para colocar suas contas em dia e permanecer com saúde financeira sem problemas.

3) Organize as dívidas

Se você acumulou contas, precisa resolver isso de alguma forma. Claro que a quitação dessas dívidas não é simples, mas é possível encontrar alternativas para começar esse novo período, com menos gastos.

Leia também: Quer abrir um e-commerce? Confira esses 12 pontos antes de começar

Quem tem várias contas em aberto pode optar por contratar um crédito que tenha valor de parcelas mais baixo. Esse tipo de empréstimo geralmente está atrelado à garantia real, como o crédito com garantia de imóvel, que conta com taxas a partir de 1,15% ao mês. Trocar dívidas pode ser importante para assumir novamente o controle das finanças.

 

Carregar outros posts relacionados

Check Also

Seis filmes que ensinam sobre finanças pessoais

Um casal afundado em dívidas que após perder toda a fortuna que ganhou em um prêmio de lot…