Home Economia Brasil Infraestrutura Criação do Fundo Nacional de Infraestrutura pode ser votada na terça

Criação do Fundo Nacional de Infraestrutura pode ser votada na terça

0

Em reunião na terça-feira (29), a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) deverá analisar, em caráter terminativo, a criação do Fundo Nacional de Infraestrutura (Fnit), prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 11/2013. A proposição também determina a aplicação de um percentual mínimo da arrecadação da Cide-combustíveis em projetos de infraestrutura urbana de transportes coletivos ou não motorizados.

O texto original prevê o percentual mínimo de 5%. Porém, o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), acatou emenda do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que limita à União a obrigatoriedade de aplicação de um percentual mínimo da arrecadação da Cide-Combustíveis, aumentando-o de 5% para 10%. Assim, estados e municípios ficariam dispensados de cumprir a cota mínima. O projeto, já aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), foi apresentado pelo senador suplente Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP).

Rodovias

A comissão também deve analisar, em caráter terminativo, substitutivo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) ao PLS 235/2014, que vincula a aplicação de investimentos federais em obras e serviços de transportes à comprovação de sua viabilidade econômica. O projeto exclui dessa exigência as obras necessárias à segurança nacional e as de caráter social. Além disso, a proposição considera a rodovia BR-319, no Amazonas, como prioritária à integração nacional. O substitutivo reincorpora à malha rodoviária federal o trecho da BR-235 entre Petrolina (PE) e a divisa dos estados de Pernambuco e Bahia.

Contas de luz

A comissão deverá analisar ainda o PLS 365/2016, do senador Otto Alencar (PSD-BA). O projeto determina que as faturas de energia elétrica tragam de forma explícita a comparação do gasto de cada unidade consumidora com o gasto médio da vizinhança. A proposta conta com o voto favorável do relator, senador Elmano Férrer (PMDB-PI).

ANP

Consta ainda da pauta da comissão a mensagem presidencial com a indicação de José Cesário Cecchi para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O relator da indicação é o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

A reunião da CI tem início às 9h na sala 13 da Ala Alexandre Costa.

Carregar outros posts relacionados

Check Also

Seis filmes que ensinam sobre finanças pessoais

Um casal afundado em dívidas que após perder toda a fortuna que ganhou em um prêmio de lot…