Home Economia Brasil Energia Governo autoriza importação de energia da Argentina e do Uruguai

Governo autoriza importação de energia da Argentina e do Uruguai

0

A decisão ocorre um dia após comitê de monitoramento do seto afirmar que as chuvas nos reservatórios do país em setembro ficaram abaixo da média

O governo autorizou a importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai, “de forma excepcional e temporária” até 31 de dezembro de 2018, segundo portaria do Ministério de Minas e Energia publicada no Diário Oficial da Uniãodesta quarta-feira.

A decisão do governo ocorre um dia após o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) afirmar que as chuvas nos reservatórios do país em setembro ficaram abaixo da média, e que, para os próximos dois meses, a previsão indica baixo nível de água armazenada nas hidrelétricas. A queda pode afetar a geração de energia.

Em setembro, o país está sob a bandeira tarifária amarela, que resulta em acréscimo de 2 reais a cada 100 kWh na conta de luz. A decisão para a bandeira que vigorará em outubro será divulgada no próximo dia 29.

Conforme o texto publicado hoje, a importação de eletricidade da Argentina deverá ocorrer por meio das Estações Conversoras de Garabi I e II, em Garruchos (RS), e da Conversora de Uruguaiana, localizada no município homônimo, também no Rio Grande do Sul. Quanto ao Uruguai, a importação deverá ocorrer por meio das estações de Rivera e de Melo, ambas naquele país.

“A importação […] será realizada por meio de ofertas semanais de energia elétrica, na fronteira com o Brasil, ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), tendo como destino o mercado de curto prazo do Sistema Interligado Nacional (SIN), podendo haver ajustes conforme programação diária ou por necessidade em tempo real”, diz a portaria.

Ainda segundo o texto, poderão ser autorizados um ou mais comercializadores como agentes responsáveis pela importação de energia elétrica perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

(Com Reuters)

Carregar outros posts relacionados

Check Also

Seis filmes que ensinam sobre finanças pessoais

Um casal afundado em dívidas que após perder toda a fortuna que ganhou em um prêmio de lot…