Home Economia Brasil Marketing Marketing educacional: Importante para o professor e para as Instituições de Ensino Superior

Marketing educacional: Importante para o professor e para as Instituições de Ensino Superior

0

Vamos refletir sobre Marketing Educacional?

A concorrência entre as instituições de ensino superior no Brasil está aumentando cada dia mais, dado o momento propício ao campo educacional, vários grandes grupos vêm tomando conta desse espaço, investindo fortemente em marketing educacional mostrando o quão importante é para uma IES o planejamento de marketing e um plano de marketing educacional apurado e diretamente direcionado ao mercado. Logo, entende-se o porquê do marketing educacional ser tão importante nesse meio, seja para a “marca” dos professores e para a “instituição”, portanto ambos devem andar em uma via de mão dupla, onde a organização vende o produto/serviço de qualidade e o professor entrega esse valor diretamente ao aluno, em sala de aula.

Marketing educacional.

O marketing educacional é uma ferramenta muito importante para as instituições de ensino superior, bem como para todos os colaboradores envolvidos com a mesma, pois para que a instituição tenha um sucesso no mercado educacional, ela precisa demostrar uma boa imagem, essa imagem pode ser a qualidade do seu ensino, onde contam com professores capacitados e com alto gabarito para dar aulas e também oferecer aos alunos uma estrutura organizacional harmônica e que transpareça excelência.

Assim o marketing educacional busca a fidelização do cliente, satisfazendo suas necessidades de aprendizado, do início do curso, até o final, para que o aluno mantenha-se motivado a estudar e possa fazer um marketing boca a boca da instituição, indicando para amigos e parentes a também realizarem os cursos oferecidos.

Nesse ambiente do marketing educacional, surge também a ideia da nova estruturação de cursos, como por exemplo a criação de cursos de bacharelado em empreendedorismo, que começa a ser uma realidade e vem sendo cada vez mais aderido por profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho. Satisfazendo assim as necessidades do mercado e colocando a instituição em um lugar de prestígio por oferecer produtos de qualidade e inovação.

A capacitação dos professores e a importância da criação de valor em cada um dos docentes, é deveras imprescritível, seja para o marketing pessoal do indivíduo, seja para o marketing educacional da IES, pois, nesse caso ambos tendem a ganhar, o professor, por estar aumentando seu valor no ambiente acadêmico e a instituição por colocar pessoas influentes para prestar seus serviços.

Portanto a aplicação do marketing educacional nas IES começa a ser um característica de competitividade, onde as Ies que fazem pesquisas e procuram se desenvolver e aumentar o valor da marca no mercado, procurando conhecer seus clientes, a concorrência e todo o seus ambiente externo e interno com certeza irão ter possibilidade de crescimento e consolidaram no mercado educacional, estabelecendo assim uma estratégia de marketing para captação, permanência e por fim realmente marcar a história acadêmica do aluno, como uma ótima faculdade que muda a vida e a carreira de seus alunos.

Sendo assim, todos os gestores devem estar em sintonia para colocar o plano de marketing em ação para obter os resultados desejados, colocando os princípios da instituição combinados como a representação da IES, como qualidade, excelência, seduzindo os clientes (alunos), mantendo e dando continuidade à criação de valor da marca.

 

Carregar outros posts relacionados

Check Also

Seis filmes que ensinam sobre finanças pessoais

Um casal afundado em dívidas que após perder toda a fortuna que ganhou em um prêmio de lot…