Home Economia Brasil Marketing O Marketing e as Redes Sociais

O Marketing e as Redes Sociais

0

A importância e impacto das redes sociais nos dias atuais

Nos últimos anos a internet se tornou um precioso e importante canal de comunicação entre pessoas e de uso comercial voltado para produtos e serviços. Devido a facilidade de acesso à tecnologia, a popularização da mesma e de cada vez mais nosso círculo de amizade e familiares aderirem e utilizarem essas redes de comunicação, as marcas e empresas estão buscando se posicionar diante da internet e das redes sociais no intuito de agregar um novo nicho de divulgação e alcançar mais pessoas no intuito de conseguirem clientes, através de mensagens publicitarias e também das lojas virtuais (e-commerce).

Atualmente, as redes sociais estão presentes em 90% do nosso dia. Mas até que ponto essas redes podem ser fundamentais para o processo de pulverização de uma marca ou produto?

Por esse motivo o Marketing Digital tem sido cada vez mais utilizado com maior frequência no meio empresarial, porem um grande problema é que a maioria das marcas e empresas não sabem utiliza-la de forma correta. Quando uma estratégia de marketing é feita sem um planejamento bem pensado, sem fundamento, a empresa perde não só o dinheiro que foi investido e sim também o que deixou de conseguir se aquela mesma estratégia estivesse dado certo! Frustrante isso, não é? Faturamentos e vendas vão tudo por água a baixo.

Na internet, devido ao raio de abrangência ser muito vasto, o impacto que pode ser positivo ou negativo, pode ser ainda maior.

Quando você cria uma estratégia ou campanha em que seus clientes ou até mesmo quem não são o seu público alvo interpretam de forma errada, as chances do seu negócio ter um reflexo negativo são altas e com isso você corre um risco ainda maior de fechar as portas do seu sonho, no caso seu negócio!

Um outro problema do Marketing Digital, é que ele ainda é mal interpretado pela maioria das pessoas. Para muitos Marketing é o mesmo que publicidade. E na verdade não é!

A Publicidade é tornar algo público, através de comunicação em massa e de outros tipos de divulgação.

O Marketing são as estratégias utilizadas para alcançar o nosso público alvo. É uma estratégia comercial. Neste caso, uma empresa pode muito bem fazer Marketing sem fazer Publicidade.

Segundo Jack Welch, a maior responsabilidade social de uma empresa é gerar lucros. Sem lucros uma empresa deixa de crescer e precisará demitir funcionários ao invés de contratar.

O objetivo do Marketing é desenvolver estratégias que façam a empresa gerar lucros. Isso garante a saúde da empresa. Para que isso aconteça é preciso aprender como fazer uma estratégia adequada.

Vale salientar também que no Marketing digital as mídias são diferentes e o poder passou da mão da empresa e da mídia para os consumidores. Hoje os seus clientes e usuários podem se comunicar e eles têm o poder de tornar a sua empresa um sucesso ou um fracasso.

Hoje, nos vemos num ambiente globalizado, em que tudo e todo o momento são marcados através de uma selfie ou uma postagem. Todos estão nas redes sociais e por este motivo as marcas e empresas tendem a mostrar a sua prateleira nesse ambiente, pela facilidade de se tornar viral e consequentemente obter mais vendas, o que te trará um retorno à curtíssimo prazo.

Um retorno não só financeiro, mas também um reconhecimento da sua empresa, pessoa ou marca.

O Marketing Digital não veio para substituir o marketing convencional, assim como a internet não veio para substituir a TV, elas são mídias complementares. Isso facilitou o pequeno, médio e grande empresário. Para as pequenas empresas que antes não tinham como investir em mídias de massa, agora podem utilizar a internet como aliada na divulgação do seu produto.

O Marketing digital é democrático. Hoje qualquer um pode utilizar essas estratégias em seus negócios.

Carregar outros posts relacionados

Check Also

Seis filmes que ensinam sobre finanças pessoais

Um casal afundado em dívidas que após perder toda a fortuna que ganhou em um prêmio de lot…