Home Economia Brasil Finanças Pessoais Planejador financeiro te dá seis dicas de ouro para economizar de verdade nas compras de casa

Planejador financeiro te dá seis dicas de ouro para economizar de verdade nas compras de casa

0

Fazer compras para a casa é algo que faz parte da vida de todo mundo, mas fatores como a pressa, o cansaço e a fome, por exemplo, podem influenciar no valor final dessa inevitável despesa. Quer driblar tudo que te atrapalha nessa tarefa? Então anote essas dicas espertas dadas por um planejador financeiro pessoal.

Faça uma lista que realmente te ajude

Essa sugestão pode parecer trivial, mas você a está executando de maneira correta? “Comece separando por categorias: frutas, bebidas, hortaliças, temperos, carnes, etc. Isso evita aquele passeio despretensioso que pode te fazer comprar mais do que o planejado, indo mais certeira aos setores”, explica Ricardo Fiorelli, planejador financeiro para casais da Finanças Para Dois. Aqui, o fato de ser mais assertiva faz com que se passe menos tempo no mercado e, consequentemente, gaste menos também.

Foto: GeorgeRudy/iStock

Use aplicativos

Eles podem ser bons aliados nessa organização financeira. Sabe a lista acima? “Há aplicativos que além de armazená-la, sugerem os supermercados mais próximos, com base em um banco de dados próprio, que diz qual estabelecimento possui os menores preços para os seus itens. Claro que não dá para ficar de um em um, mas pelo menos é possível comprar no local que tiver mais opções baratas da lista“, diz Fiorelli.

Ainda nessa onda, muitos supermercados agora estão com aplicativos próprios, em que o cliente pode se cadastrar e ter ali, descontos que o próprio estabelecimento oferece de modo geral, e também, vantagens na compra de itens que ele costuma comprar sempre. Vale a pena baixar e ver as ofertas, que são rotativas, e permitem mais de um item na maioria dos casos. “Só tome cuidado para não comprar só porque está na promoção, se não for algo que realmente precise“, alerta o consultor.

Varie o local das compras

“Vá à feira, ao açougue, ao hortifruti perto da sua casa, ao sacolão, em qualquer lugar que te dê a possibilidade de economizar um pouco mais. Se tem outros familiares que moram perto de você, os pais, um irmão, etc., reúna todo mundo e vá em um atacarejo, pois quanto maior o volume, mais em conta o preço fica e o valor pode ser dividido entre todos”, enfatiza o expert.

Lembre-se: ir às compras com fome te faz escolher produtos mais caros

Pense bem. Você está faminta, chega ao mercado, qual a primeira vontade que te vem à cabeça? Comprar ingredientes para matar a fome, e provavelmente, uma cenoura não está no topo da lista! “Isso mesmo, você acaba sendo guiada por essa vontade, que na ânsia por algo ‘gostoso’, te faz pegar produtos prontos, mais rápidos de fazer, industrializados, etc. Todos, só pela embalagem, já são mais caros do que qualquer opção do hortifruti”, lembra o profissional.

Foto: xalanx/iStock

Evite o horário de pico: ele faz com que você se irrite e pegue o que estiver pela frente

Usualmente, locais lotados tendem a gerar sensação de agonia, de não ficar muito tempo ali, principalmente se você está com fome ou cansada depois de um dia de trabalho. “Aí, o que acontece? Você, mais uma vez pega o que for mais rápido de fazer e saboroso (que de novo, não será uma berinjela), só para ir logo para casa. O grande detalhe: provavelmente é mais caro“, destaca o especialista.

Sempre confira a nota fical

Quase ninguém faz isso, mas é muito importante. “Às vezes, não é má fé do operador do caixa, mas pode, sim, passar um preço sem o desconto, ou um item a menos sendo que está pago, por exemplo. Faça a conferência logo que sair do supermercado, e não é difícil, afinal já existe a noção do que foi comprado, e por ser um processo humano, há muitos errinhos comuns, sim. Se agir em tempo, o estabelecimento pode te ressarcir na hora. Esperar chegar em casa pode ser dor de cabeça. Ir acompanhando a compra com a sua calculadora também ajuda bastante nesse comparativo final”, recomenda Fiorelli.

Carregar outros posts relacionados

Check Also

Seis filmes que ensinam sobre finanças pessoais

Um casal afundado em dívidas que após perder toda a fortuna que ganhou em um prêmio de lot…