Muita gente não sabe, mas ontem (18) foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um dos crimes mais chocantes e repugnantes da humanidade.
Ao cumprir seu papel de promover debates, reflexões e advertências sobre o tema, a propaganda costuma chocar ou emocionar com campanhas que abordam o assunto. Confira abaixo alguns trabalhos de alto impacto e bastante sensibilidade:
Garota virtual
A pornografia infantil é um mal terrível e se depender da organização internacional Terre des Hommes esse tipo de ato tem data para acabar.
A ONG criou um método para flagrar e deter os pervertidos que buscam esse tipo de experiência na web.
O perfil fake Sweetie apresenta uma “garota virtal” filipina em salas de bate-papo e já ajudou a identificar mais de mil pedófilos espalhados pelo mundo.
Pegadinha sensacionalista
O anúncio abaixo contra a pedofilia foi criado pelo publicitário e jornalista Brunno Barbosa para a ONG Bandeiras Brancas. A iniciativa, bastante premiada, contou com a parceria do jornal humorístico Sensacionalista.
Conhecido por seu conteúdo fantasioso, o site mostrava a manchete falsa de uma menina de apenas 12 anos que teria colocado silicone para pousar nua e viajar para a Disney.
Quando o leitor clicava nas fotos da matéria, uma grade aparecia sobre o reflexo do seu próprio rosto no tablet.
Árvore contraditória
Nesta campanha assinada pela agência Carne, do Peru, uma espécie de árvore genealógica é formada por fotos de familiares.
Uma ligação “exterior” entre um parente e uma das crianças, aliada à frase “Nem tudo deve ficar em família”, revelam o assunto: abuso sexual.
A peça ainda trás o dado alarmante de que mais de 50% das crianças são vítimas de algum parente.
Feliz Natal?
Em meio ao clima de fim de ano, festividades e o chamado “espírito natalino” que promete despertar o melhor sentimento de cada um de nós, a Publicis Conseil, da França, criou um comercial tão perturbador quanto o tema que aborda: o abuso sexual infantil.
Desenvolvido para a Associação Internacional de Vítimas de Incesto, a campanha mostra que nem todas as crianças estiveram animadas para este Natal.
Direto ao assunto
Assinada pela Young & Rubicam mexicana, a campanha não deixa dúvida a respeito do viés do seu alerta: a pedofilia.
As peças falam por si e ainda contam com um dado alarmante sobre o problema. “No México, 1 em cada 7 crianças são vítimas de abuso sexual online”.
Campanha contra abuso sexual de crianças:
Há algo errado
Outra peça que diz tudo, desta vez criada pela Serve de Milwaukee, EUA (Projeto Institucional). A assinatura é icônica: “Se você enxerga as crianças assim, há algo errado com você”.
Sobre monstros e bonecas
Neste filme, um olhar atento capta um crescente desconforto com a tensão que vai se armando e que denota que ali se desenha um assédio sexual. É angustiante para quem vê. E é proposital.
As cenas pertencem a dois filmes que compõem a campanha digital realizada pela GVT em parceria com a ONG SaferNet com estreia nesta sexta-feira (11).