Início Economia Brasil Mercado Financeiro Dólar sobe 1% e termina a R$ 3,26 em dia de poucos negócios

Dólar sobe 1% e termina a R$ 3,26 em dia de poucos negócios

0

Pregão teve pouca liquidez devido ao feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos

O dólar fechou em alta de quase 1% nesta segunda-feira após o Banco Central (BC) atuar, pela segunda sessão consecutiva, para sustentar as cotações. O pregão foi marcado por um baixo volume de negócios devido ao feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos. No fim da sessão, a moeda avançou 0,99%, a 3,26 reais, após marcar na sexta-feira a quinta semana consecutiva de queda.

“É um dia vazio, e o que temos de novidade é o BC atuando. É natural que o dólar caminhe um pouco para cima”, disse o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado. “Hoje é um dia para riscar do calendário. Muita gente no mercado passou o tempo olhando para o relógio”, reforçou o operador de uma corretora internacional.

O BC vendeu nesta manhã 10.000 swaps reversos, que equivalem à compra futura de dólares, pela segunda sessão consecutiva. Até o leilão de sexta-feira passada, o BC não usava esse instrumento desde 18 de maio.

Na sexta-feira, o presidente da autoridade monetária, Ilan Goldfajn, sinalizou que a instituição pode continuar atuando no mercado ao dizer que enxergava uma janela para reduzir sua exposição cambial. A declaração contribuiu para impulsionar o dólar, já que muitos operadores imaginavam que Ilan estaria menos propenso a intervir do que seu antecessor, Alexandre Tombini.

Bovespa – Mesmo com a liquidez reduzida pelo feriado americano, a Bovespa emplacou sua quinta alta consecutiva. A alta apoiou-se principalmente na valorização das ações de energia elétrica, siderurgia e mineração. Pela manhã, o Índice Bovespa chegou a subir até 1,31%, mas perdeu parte do fôlego e terminou o dia em alta de 0,64%, aos 52.568,65 pontos.

Com as bolsas americanas fechadas, o volume de negócios no mercado brasileiro de ações caiu quase à metade da média dos últimos dias. Foram movimentados 3,61 bilhões de reais na sessão de hoje, bem abaixo dos 7,35 bilhões de reais negociados na última sexta-feira e os 6,53 bilhões de reais da média diária de junho.

(Com Estadão Conteúdo)

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Governo zera impostos de importação sobre bens de capital e de informática

Benefício é concedido a itens que não têm produção nacional equivalente Brasília — A secre…