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Experiência de fãs continuam revolucionando o Tour de France em 2019

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Com parceria NTT e A.S.O até 2024, evento segue antecipando tecnologias que encantam o esporte

Imagine acompanhar uma corrida na perspectiva de um ciclista dentro de um pelotão. Ou então, avaliar em tempo real quais as condições de cada atleta e os que têm mais chances de vencer ou se acidentar. Essas são algumas das novidades que estarão disponíveis para os fãs da Tour de France deste ano, que começou neste sábado, dia 6, em Bruxelas. Nos últimos anos, a Tour de France foi a responsável por revolucionar a maneira como seus fãs acompanham o esporte, por meio de dados, gráficos, imagens 3D providos em tempo real. Cada atleta é monitorado e as informações captadas se transformam em análises de performances e de estratégias utilizadas pelos pelotões em cada etapa da corrida. Todas essas inovações vêm revolucionando a experiência dos espectadores do esporte, além de atrair uma nova geração de fãs.  Neste ano, vários recursos de tecnologia estão sendo implementados ou testados para aprimorar ainda mais a experiência digital dos espectadores. Essas e outras tecnologias são desenvolvidas pela NTT, uma nova empresa de tecnologia de US$ 11 bilhões.

TOUR DE FRANCE:
 TOUR DE FRANCE: Christian Hartmann/Reuters

A NTT (NTT Ltd.), recém-lançada provedora de serviços globais de tecnologia, e a Amaury Sport Organisation (ASO), organizadora do Tour de France, renovaram sua parceria até 2024, iniciada pela Dimension Data em 2015. A extensão deste acordo permite à NTT continuar fornecendo inovações para melhorar a experiência dos espectadores e atrair uma nova geração de fãs com a experiência digital. Em cinco anos de parceria, lideraram o caminho no uso de tecnologia avançada no ciclismo, demonstrando como o uso de dados pode realmente revolucionar a experiência dos fãs do esporte. Isso abre caminho para a NTT usar sua expertise para digitalizar outras áreas do esporte, como estádios e velódromos.

Neste ano, vários recursos de tecnologia atualizados estão sendo implementados ou testados para aprimorar ainda mais a experiência digital dos espectadores, como as Imagens de TV aprimoradas que enriquecem a transmissão de televisão internacional com novos gráficos, incluindo informações da equipe de dados ao vivo da NTT e mapas em 3D da situação da corrida ao vivo. Há também o Aprimoramento da realidade aumentada, que cria uma visão de como os fãs que estão em casa poderiam assistir e interagir com a corrida no futuro.

Já o “Le Buzz” é um novo modelo de aprendizado de máquina sendo testado pela primeira vez no Tour de France de 2019. Ele analisa os movimentos dentro do pelotão para prever possíveis momentos-chave, como a maior probabilidade de um acidente, uma divisão no pelotão ou uma mudança na dinâmica da corrida. Os prognósticos “Catch the Break” – foram melhorados para ter em conta as diferentes estratégias de corrida que estão em jogo em diferentes pontos, através da criação de modelos individuais de aprendizagem automática para cada seção de 10 km da corrida. Vale também as previsões de que cada estágio agora podem ser atualizadas ao vivo, com base nas movimentações que ocorrem dentro da corrida.

Todas as soluções fornecidas no Tour De France serão hospedadas na nuvem da NTT, desenvolvidas e suportadas por uma equipe global. Através da combinação de DevOps e automação de nuvem, os ambientes de produção podem ser ampliados e reduzidos com maior rapidez, com base na demanda do usuário. Yann Le Moenner, CEO da A.S.O, aponta que “desde 2015, A.S.O. e a NTT revolucionaram a experiência dos fãs do Tour de France ao redor do mundo em uma grande variedade de mídias (canais locais, móveis, de TV e sociais). Juntos, também aceleramos a digitalização do Tour de France para envolver os fãs mais jovens. A plataforma de análise em tempo real da NTT e nossa “fábrica de conteúdo” co-desenvolvida nos permitem produzir cerca de 2.000 peças exclusivas de conteúdo todos os anos para serem transmitidas em todos os tipos de telas. Cores extras à turnê também foram incorporadas, incluindo gráficos, mapeamento 3D e até mesmo uma paleta interativa. Através desta parceria, estamos confiantes de que podemos enfrentar os desafios e alcançar coisas ainda maiores nos próximos anos. ”

Desde o início da parceria, a A.S.O. já obteve resultados impressionantes em todas as suas plataformas digitais. Seus fãs em mídias sociais cresceram de 2,7 milhões em 2014 para 7 milhões em 2019, houve um crescimento de 14% no tráfego do site Race Center de 2016 a 2018, e os vídeos aumentaram em mais de 1.000% (de 6 milhões para 75 milhões nas plataformas oficiais do TDF). Através de sensores instalados em cada bicicleta, a equipe de especialistas da NTT analisará os mais de 150 milhões de pontos de dados por etapa do Tour de France e usará análises para fornecer aos fãs visualizações diárias de dados em tempo real nos canais oficiais, como @letourdata. Jason Goodall, CEO da NTT Ltd., acrescenta que “o Dimension Data, aumenta o apelo do Tour de France e aproxima seus apoiadores dos seus ciclistas favoritos. Trata-se de uma inovação contínua de tecnologias definidas por software para apoiar a transformação dos negócios de nossos clientes”.

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