Início Economia Brasil Mercado Financeiro Saída do Reino Unido ‘pode desintegrar a UE’, diz ministro alemão

Saída do Reino Unido ‘pode desintegrar a UE’, diz ministro alemão

0

O ministro das Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, afirmou nesta quarta-feira que, se o Reino Unido sair da União Europeia, a decisão poderá causar a “desintegração” do bloco. No dia 23, os britânicos decidirão, em referendo, sobre sua permanência ou não na UE.

“Seria uma comoção para a União Europeia”, afirmou Steinmeier. Para o ministro, os países-membros precisarão garantir posteriormente que “a UE continue unida e que um processo de integração de décadas, que teve muito êxito, não termine na desintegração do bloco”.

Saída da União Europeia custaria £ 100 bi à economia da Grã-Bretanha

Steinmeier deu essas declarações em Branderburg an der Havel depois de um encontro com Jean-Marc Ayrault, ministro das Relações Exteriores da França. “Ambos podemos dizer que queremos que a maioria dos britânicos tome a decisão correta, e a decisão correta, do nosso ponto de vista, só pode ser ficar na Europa”, acrescentou o alemão.

Os partidários da permanência do Reino Unido na UE, liderados pelo primeiro-ministro conservador David Cameron, estão sob uma crescente pressão há dias, já que as últimas pesquisas apontam para uma pequena vantagem para a “Brexit” (contração, em inglês, de “saída britânica”) no referendo do dia 23.

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Governo zera impostos de importação sobre bens de capital e de informática

Benefício é concedido a itens que não têm produção nacional equivalente Brasília — A secre…